Novo aeroporto?




Tendo em conta a situação atual, relativamente ao novo corona vírus (covid-19), penso que será importante desanuviar um pouco o ambiente “pesado” em que nos encontramos nos dias de hoje. Por isso mesmo, decidir diversificar um pouco o tema, e trazer uma notícia  do jornal "Diário de Notícias" que se debruça sobre a construção do novo aeroporto no Montijo, sendo este também um tema importante que não deve ser “esquecido”. 
A notícia, cujo link se encontra acima, fala sobretudo da posição do Ministro das Infraestruturas e da Habitação relativamente a este assunto. Deste modo, o Ministro Pedro Nuno Santos afirma que a construção do novo aeroporto é importante para o desenvolvimento do país, sendo determinante para a melhoria da qualidade de vida. Ainda refere que isto será vantajoso para um país como o nosso que pode ser visto como uma “porta de entrada para a Europa”. Para além destes argumentos a favor da construção do referido aeroporto, são apresentados mais pontos de vista, entre eles o facto de que o nosso aeroporto atual (Aeroporto Humberto Delgado) não ter capacidade de resposta para mais voos, e consequentemente estamos a perder milhares de euros diariamente. Desta forma a melhor solução apresentada é investir neste projeto, que trará benefícios para o nosso país, entre eles, a criação de emprego, e uma melhoria na nossa economia. 
Ainda, não podemos deixar de fazer referência aos pontos mais negativos que este projeto apresenta, nomeadamente a questão ambiental, contudo, o Ministro é bastante claro quando refuta este argumento ao dizer que em primeiro lugar todos os desenvolvimentos apresentam um impacto ambiental negativo, e que em segundo lugar apesar deste contratempo, é um risco que temos de correr com vista a progredir e a desenvolver Portugal. Nas palavras do Ministro a forma de diminuir este problema é “garantir um equilíbrio entre a preservação do ambiente e a qualidade de vida”, o que de facto parece existir, visto que este projeto vai ser gerador de uma vida melhor para o nosso país. 
Concluindo assim o meu comentário à notícia em questão, podemos considerar que a construção do novo aeroporto do Montijo está à partida com “pernas e cabeça” para avançar, contudo olhando às surpresas da vida, e nomeadamente a situação que estamos a viver atualmente, não sabemos ao certo como ou quando irá ser retomado este assunto, pois não nos podemos esquecer que para além de estar a ser afetada a saúde a nível mundial, possivelmente irão surgir também impactos negativos na economia. 

Marta Botica Santos, turma 1, nº aluno: 140118076 

Comentários

Mensagens populares